domingo, 7 de abril de 2013

É dia do jornalista !


07 de abril. Dia do jornalista.

Não daquele “jornalista”, ou daquele jornalista(?).
Hoje é dia do verdadeiro jornalista.

Além de já ter lido muito sobre os verdadeiros jornalistas, como Samuel Wainer {Quer saber quem é?}, tenho alguns exemplos vivos deles. 
Costumo dizer que jornalista de verdade é aquele para quem, depois de um tempo na profissão, a notícia chega. Fato explicado pela dedicação; por ele ter corrido atrás de outras notícias e informações, ter feito contatos, conquistado fontes confiáveis, conhecido lugares nunca antes conhecidos e se ter se envolvido em histórias nunca antes narradas.
Aos poucos, para os verdadeiros jornalistas, vai ficando mais simples exercer a profissão. As coisas fluem com mais naturalidade.
Mais simples, nunca mais fácil !
Ser jornalista é sempre difícil. Não temos finais de semana e feriados, às vezes temos que deixar nossa suposta vida social para trás.
Ser jornalista de verdade é inúmeras vezes mais difícil: para ser de verdade, não podemos consumir apenas links da internet e não podemos ficar pendurados do outro lado da linha telefônica.. Nunca, de modo algum, podemos ignorar uma realidade só por ela não corresponder à nossa.. E por aí vai..

Portando, parabéns aos jornalistas de verdade, das gerações passadas e da minha geração (pois é, eles ainda existem..). Parabéns pela vontade de relatar a notícia, por respeitar a importância social de sua profissão, por abrir seus próprios olhos para fazer o que é certo e, desse modo, abrir os olhos de milhões de pessoas.

* Não me esqueci, enquanto escrevia, dos fatores externos, dos monopólios, da manipulação. Mas preferi ignorá-los neste dia festivo. Talvez eles não deixem um verdadeiro jornalista completar, com total êxito, a missão de transmitir a realidade real. Defendo que o mais importante seja lutar até o fim, dar seu máximo, defender seu princípios. E, cá entre nós, que jornalista de verdade já não faz isso?


Samuel Wainer. O jornalismo era sua razão de viver.
.

Um comentário: