quarta-feira, 13 de março de 2013

Pra mim, hoje o Papa foi Pop

Minhas singelas boas vidas a Francisco I. Que ele suporte alguns anos de papado para que nós, jornalistas, não tenhamos que ficar horas e horas olhando, via televisão, para uma chaminé. Não tão logo.




    Nego expressar minha opinião pelo novo papa e tampouco pelo papado como um todo. Apesar de católica, não sou fã nem de minha religião e nem de nenhuma outra, pelo simples fato de acreditar que religiões deveriam gerar paz e não guerras seculares. Portanto, nada a declarar sobre o argentino, mesmo por que deveria me aprofundar mais em seus prós (como a sólida carreira na Igreja Católica) e contras (como a suposta liderança em uma campanha contra o casamento homossexual).
      Voltando à chaminé ... São horas e horas olhando pra estrutura metálica e sem graça. Achei que o Conclave fosse durar mais tempo e que só teríamos pinceladas brancas no céu durante a próxima semana. Errei. Quando a tarde de hoje começou e uma nuvem negra saiu da chaminé, já estava no meu ambiente de trabalho. Reparei que todos se tranquilizaram pela indecisão dos senhorzinhos. Tranquilidade passageira. Não demorou muito para que a situação se invertesse. 
       Vapt Vup.
     Redação superlotada. Que sensação a de olhar para os lados e ver as pessoas acumuladas, atentas aos televisores (muitos, transmitindo a mesma coisa, no mesmo momento). Sensação baseada em uma crença inocente de que todos estão lá, lado a lado, pela notícia. - Pois é:  no meu mundo, mágico, a informação vem em primeiro lugar. - Que delícia fazer parte da bagunça organizada: luzes, câmera, ação! Que delícia fazer parte de uma evolução. Editores, coordenadores, âncoras, apuradores, operadores e internautas se misturavam, concentradíssimos, todos com aquele feeling de jornalista, aquela mania de fazer mil coisas ao mesmo tempo, mas sempre achar espaço para uma nova tarefa.
     Enquanto o mundo ouvia Habemus Papam, eu me esquecia de ficar triste. Na tarde de hoje não tive tempo nem de chorar possíveis lágrimas. 
      Agradeço ao ocorrido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário